A Equipe Educar é uma empresa de Saúde Comportamental especializada ao público com TEA e suas comorbidades.
Nossa atuação é pautada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Integração Sensorial (IS) e Sistema de Comunicação Alternativa (PECS). A Equipe Educar acredita no potencial humano e na sua capacidade de desenvolvimento, na valorização das relações interpessoais (equipe, família, escola e cliente), bem como o comprometimento com a ciência. Os atendimentos se dão pela ótica da ABA e integram as perspectivas da psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação física, de uma maneira interdisciplinar e sobreposta.
Nosso objetivo visa fornecer um serviço multidisciplinar buscando as ferramentas adequadas a cada paciente, de maneira humana, integrada e sempre pautados na ciência e na qualidade de vida das famílias que atendemos.
Promover o desenvolvimento individualizado e convivência em grupo, através da tecnologia Analítico Comportamental, com metas relevantes socialmente. A heterogeneidade da Equipe permite diálogo que alinham os atendimentos, visando o melhor aproveitamento das terapias, pois parafraseando Loovas: “Se eles não aprendem do jeito que a gente ensina, nós ensinamos do jeito que eles aprendem”.
Acreditamos no potencial humano e através de um serviço ético, comprometido com a ciência e com a sociedade, buscamos atualizações constantes a fim de promover resultados eficazes na vida dos nossos clientes e familiares, bem como o cuidado com a nossa Equipe.
Tornar-se referência nacional como instituto de cuidado intensivo e multidisciplinar em tempo integral para crianças de desenvolvimento atípico.
Applied Behavior Analysis, conhecida no Brasil como Análise do Comportamento Aplicada, é um dos pilares da ciência da Análise do Comportamento, na qual tem como objetivo aplicar seus conceitos teóricos e filosóficos, advindos da Análise Experimental e do Behaviorismo Radical de Skinner, às necessidades e aos problemas de relevância social.
A fim de promover uma tecnologia de mudança eficaz de comportamento, o serviço em ABA deve avaliar, planejar e monitorar comportamentos que visam maximizar habilidades importantes para o desenvolvimento humano e minimizar comportamentos tidos como barreiras (inadequados) para novos aprendizados. Estudos revisados e publicados nos últimos 50 anos, indicam a eficácia de tal intervenção. Não é a toa que pautamos nossa prática nessa ciência.
Muitos já ouviram falar no PECS, mas você sabe o que é? PECS é a sigla de Picture Exchange Communication System - Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. O PECs é usado para ajudar pessoas que não têm ou aquelas que possuem habilidades funcionais de comunicação limitadas. Isso é feito de uma forma sistemática e baseada em evidências científicas. “Mas o PECS não cala o sujeito?” Muito pelo contrário, as pesquisas apontam que se ensinado adequadamente, leva a rápida aquisição da comunicação básica, ajudando no desenvolvimento da fala e reduzindo problemas comportamentais. Outras vantagens incluem benefícios associados em habilidades sociais, espontaneidade e reduções nos objetivos de gerenciamento de comportamento. Todas as pessoas com dificuldade na iniciativa comunicativa e na comunicação podem e devem se beneficiar do PECS, vale ressaltar que deve ser aplicado por profissional capacitado. O PECS é a iniciativa e a forma de comunicação de muitos indivíduos, e por esse indivíduo se fazer compreendido, há uma redução na emissão de comportamentos barreiras.
Integração Sensorial é uma base importante para o comportamento adaptativo, concentra-se nos princípios sensórios-motores e enfatiza interações ativas dinâmicas com ambiente social e físico. A Intervenção da Integração Sensorial de Ayres prega que a informação sensorial fornece uma importante base para a aprendizagem de comportamentos, é um processo neurológico de desenvolvimento. E o que isso tudo envolve? Desde a percepção sensorial de todos os sistemas sensoriais para discriminar e interpretar informações, até o processamento da sensação para planejamento motor, relacionado as funções motoras, tais como controle postural e ocular, equilíbrio e integração bilateral. A habilidade para tomar e interpretar sensações é a chamada Percepção Sensorial e está em: Percepção tátil (capaz de discriminar forma, tamanho, textura, localização do estímulo tátil); Propriocepção (discriminação da posição do corpo/força); Vestibular (discriminação da posição da cabeça/direção/velocidade no movimento e mudança no centro da gravidade); Visual (discriminação de forma, tamanho, cor e localização do estimulo visual). E além de todos os benefícios para aprendizagem de comportamentos e habilidades, a IS conta com essa sala incrível que os pacientes simplesmente amam!
A prestação profissional dos nossos serviços sob a ótica da Análise Aplicada do Comportamento (ABA), consiste em diretrizes e recomendações que refletem resultados de pesquisas estabelecidas e melhores práticas clínicas.
A entrega do nosso serviço, tem como modelo um ambiente compartilhado e dividido por idade e nível de repertório comportamental: habilidades e comportamentos barreiras. No entanto, o tratamento individualizado é uma característica definidora e um componente integral da ABA e da IS, que é uma das razões pelas quais tem tido tanto sucesso no tratamento desse distúrbio heterogêneo, visto que os objetivos da comunicação estão implícitos em tal intervenção.
A intervenção comportamental baseada em ABA para indivíduos com TEA/desenvolvimento atípico requer diferentes agentes de ensino e uma equipe coesa e capacitada. Modelos de prestação de serviços em camadas que contam com o uso de Analistas do Comportamento, Coordenadores Assistentes e Técnicos/Aplicadores, têm sido o mecanismo principal para alcançar muitas das melhorias significativas em domínios cognitivos, sensoriais, linguísticos, sociais, comportamentais e adaptativos.
A Equipe Educar se estabeleceu em espaço físico na cidade de Americana em Abril de 2017, onde nossa fundadora/diretora dos processos clínicos Fernanda M. Pierin Berardineli, já atuava em consultório particular com atendimentos individuais e gestão de equipes através de consultorias e supervisões; o sonho se concretizou no projeto que hoje consiste num centro de excelência para o Atendimento de pessoas com TEA.
Atualmente o nosso time conta com aproximadamente 53 colaboradores das áreas da Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Educação Física. Nossos terapeutas possuem qualidades teóricas e pessoais que juntos fazem a diferença na prestação do serviço.
A Equipe possui sólida formação acadêmica, com Especialistas, Mestres e Certificações Internacionais.
Contamos com uma equipe coesa, apropriada de práticas baseadas em evidências, a qual promove resultados consistentes no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.
Oferecemos um ambiente planejado para atendimento individualizado e em grupo, de acordo com a necessidade de cada cliente, sendo: